4 razões pelas quais deve implementar grupos de palavras-chave na sua estratégia de SEO

4 razões pelas quais deve implementar grupos de palavras-chave na sua estratégia de SEO
Alex Williams
Alex Williams
Freelance Writer at WilliamsTechCopy

A prática de focar e otimizar o seu website em torno de algumas palavras-chave essenciais está a tornar-se rapidamente ultrapassada. Todos os dias, o Google e outros motores de busca estão a tornar-se cada vez mais competentes na compreensão da linguagem humana e da intenção de pesquisa. Por exemplo, o Google está agora a dar mais ênfase ao processamento de linguagem natural (PNL) e a concentrar todos os esforços numa compreensão mais profunda da forma como o conteúdo na página se inter-relaciona. Consequentemente, já não é suficiente otimizar o conteúdo para uma única palavra-chave.

À medida que as capacidades do Google (PNL) continuam a avançar, a nossa estratégia de SEO na página também tem de melhorar para refletir estes avanços na pesquisa. É por isso que a indústria de SEO mudou o seu foco para o agrupamento de palavras-chave para melhorar as optimizações na página e acompanhar os avanços tecnológicos do Google.

Mas o que é o agrupamento de palavras-chave e como é que dá vida a conteúdos novos e existentes no seu site? Este artigo explica o que são os clusters de palavras-chave e como estruturar o seu Web site em torno deles pode ajudá-lo a obter tráfego orgânico dos motores de busca e a fazer crescer o seu negócio.

O que são clusters de palavras-chave?

Simplificando, os clusters/tópicos de palavras-chave (também conhecidos como agrupamentos de palavras-chave) são um grupo de consultas e palavras-chave semelhantes que representam pesquisas com intenção semelhante do consumidor. Estes termos ou frases têm significados e intenções semelhantes ou quase semelhantes.

Por exemplo, "câmara de segurança", "câmara de segurança para casa" e "sistema de câmara de segurança" não são mais do que frases-chave semelhantes com intenções semelhantes utilizadas pelos pesquisadores do Google que pretendem comprar uma câmara de segurança.

Serpstat Keyword Clustering

Pode pensar nos grupos de palavras-chave como várias chaves num chaveiro, em que o chaveiro é o seu conteúdo e as palavras-chave/frases são as suas chaves.

Os utilizadores raramente procuram produtos, serviços ou respostas às suas perguntas utilizando os mesmos termos. Assim, partindo do princípio de que a sua marca lida com câmaras de segurança, a classificação apenas para a primeira palavra-chave limitará a sua quota de mercado para as outras palavras-chave do grupo.

De qualquer forma, o Google classifica normalmente as suas páginas Web para várias palavras-chave. A utilização de um modelo de cluster de palavras-chave é uma excelente forma de garantir estrategicamente que o Google classifica as suas páginas para as palavras-chave mais relevantes do sector e para os termos que o seu público-alvo utiliza com mais frequência quando efectua pesquisas.

4 Benefícios do agrupamento de palavras-chave

Para maximizar os benefícios do agrupamento de palavras-chave, deve primeiro perceber que é necessário muito tempo e recursos e que não é uma abordagem de sucesso da noite para o dia para a sua estratégia de marketing. Para ser bem sucedido, terá de fazer uma pesquisa detalhada de palavras-chave, publicar toneladas de conteúdo e investir mais nos seus esforços de SEO.

Também é crucial ter uma equipa de marketing experiente e utilizar software de colaboração e gestão de projectos de alta qualidade para executar as suas campanhas de SEO. Para além das ferramentas de colaboração, o software deve incluir funcionalidades como a pesquisa de palavras-chave e recomendações de agrupamento de palavras-chave para que possa desenvolver uma estratégia abrangente de palavras-chave.

Com isso dito, aqui estão alguns dos principais benefícios do agrupamento de palavras-chave:

Maior tráfego orgânico

Já lá vai o tempo em que as técnicas de SEO on-page consistiam em otimizar cada página de destino do seu site para uma única palavra-chave. Atualmente, a otimização para uma única palavra-chave limitará o potencial do seu website para gerar tráfego orgânico.

Com o agrupamento de palavras-chave, pode visar várias palavras-chave de cauda longa e de cauda curta relacionadas em vez de apenas uma, aumentando o número de aparições nos resultados das páginas dos motores de busca (SERP). Isto fará com que o motor de busca considere as suas páginas mais relevantes, o que ajudará o seu sítio Web a subir na classificação.

Além disso, permite-lhe melhorar o seu planeamento de conteúdos. Isto porque o obriga a pensar em melhores formas de estruturar o seu sítio Web em torno dos grupos de palavras-chave e da sua relevância para o seu público. A longo prazo, isto facilita a identificação das palavras-chave menos competitivas e de alta conversão, nas quais se pode concentrar para ajudar a reforçar a autoridade do seu site e atrair mais tráfego.

É mais difícil ganhar impulso com uma palavra-chave altamente competitiva, especialmente se estiver a começar. É melhor começar por se concentrar na criação de conteúdo sobre subtópicos que estejam intimamente relacionados com o seu tópico principal - enfrentará menos concorrência com estes - para ajudar a estabelecer o seu sítio no motor de busca.

Outra forma de melhorar o tráfego orgânico para o seu sítio Web consiste em incentivar os seus clientes a deixarem comentários sobre as suas experiências no seu perfil empresarial do Google. As avaliações do Google desempenham um papel importante no SEO local, construindo a confiança do cliente e ajudando a atrair mais visitantes e direcionar mais tráfego para sua empresa. Uma vez que mais de 70% dos clientes só deixariam uma avaliação se fossem solicitados diretamente, deve ser proactivo para levar os compradores a agir.

Melhorias mais rápidas na classificação nos SERPS

Em 2007, o Google classificou pelo menos 25% de todas as pesquisas introduzidas na sua caixa de pesquisa como "novas" e nunca antes vistas. Este número reduziu-se consequentemente e, desde 2013 até à data, 15% de todas as consultas introduzidas na caixa de pesquisa do motor de busca são consideradas "novas" e nunca antes vistas pelo Google.

A utilização de grupos de palavras-chave diversifica o seu potencial de pesquisa e torna mais fácil para o motor de busca compreender o seu conteúdo e mostrá-lo nas SERPs para todas as potenciais novas palavras-chave.

Vejamos novamente o exemplo das câmaras de segurança. Se otimizar apenas para a palavra-chave "câmaras de segurança", perde as hipóteses de ganhar dinheiro com as palavras-chave "câmara de segurança para casa" e "sistema de câmara de segurança".

Similar search intent for “security camera system” and “security camera for home” on SERPs

Mais oportunidades para ligações internas

O seu site é como uma grande mansão, com quartos e espaços interligados entre si. E tal como uma casa, o design interno e a arquitetura do seu sítio web são muito importantes. Os links internos são como portas de entrada de uma página para outra.

O Google adora quando há portas suficientes e quando as portas são lógicas e fáceis de seguir. Isto deve-se ao facto de tanto os leitores como os motores de busca terem mais facilidade em encontrar o seu conteúdo.

O algoritmo do Google melhora continuamente para fornecer aos pesquisadores os resultados mais relevantes. Entre estas modificações estão a penalização de ligações internas excessivamente irrelevantes e a interpretação de pedidos de conversação como pensamentos em vez de palavras-chave literais.

Uma página de pilar é uma página de recursos extensa que fornece uma cobertura aprofundada de um tópico principal e ligações para informações de alta qualidade desenvolvidas para subtópicos de apoio. Isto torna mais fácil para os consumidores encontrarem o conteúdo relevante e correto de que necessitam e simplifica o processo de compreensão e relação de temas no seu sítio Web por parte dos Web crawlers.

A utilização de grupos de palavras-chave cria oportunidades ilimitadas para a criação de ligações internas. E isso traz benefícios ilimitados que incluem:

  • Melhora a indexação do sítio Web.
  • Os motores de busca seguem as ligações para encontrar e indexar as páginas do seu sítio Web. Os links internos ajudam os rastreadores a encontrar, categorizar e indexar facilmente o seu conteúdo.
  • Ajuda na navegação do sítio Web. 
  • Os links internos correctos ajudam os bots de rastreio recentes e profundos a navegar facilmente no seu Web site, o que pode colocá-lo no lado bom deles e ganhar algumas recompensas.
  • Aumenta o potencial de obtenção de backlinks das páginas de conteúdo profundo.
  • O desenvolvimento de uma estratégia de ligação interna bem pensada pode aumentar o potencial de obtenção de sumo de ligação da sua página e do seu conteúdo. Isto é conseguido fornecendo rotas de clique explícitas e indexação no seu Web site que aumenta a prioridade de rastreio do seu site através de uma melhor distribuição de links.
  • Aumenta a autoridade e o poder de classificação de todas as páginas do seu sítio Web.
  • O algoritmo do motor de busca emprega um método significativamente mais complexo do que o fluxo de hiperligações para determinar o valor do seu conteúdo. As ligações internas são um dos principais factores que ajudam os bots a considerar o seu conteúdo valioso. Se o seu sítio Web estiver bem estruturado e indexado, pode obter uma classificação SERP elevada sem depender apenas do sumo das ligações.
  • As hiperligações internas com textos âncora bem escolhidos melhoram o valor das hiperligações. 
  • Uma vez que as ligações internas são uma cadeia de código HTML que liga uma página Web a outra, são mais valiosas do que o texto de navegação ou de imagem. A adição de uma palavra-chave ao texto âncora pode aumentar ainda mais o valor.
  • Oferece mais valor aos visitantes do sítio.
  • A utilização de grupos de palavras-chave não só é uma técnica de SEO importante, como também oferece muito valor aos visitantes do sítio. Quando a maioria dos visitantes investiga um determinado tópico, procura frequentemente mais páginas com informações complementares. Os utilizadores que apreciam o seu material passarão mais tempo a ler os seus outros artigos.
The benefits of internal linking

Construir conhecimento especializado e autoridade temática no seu nicho de mercado

Para alcançar autoridade tópica, um conteúdo deve ser capaz de influenciar a opinião ou o pensamento do público, o que só é conseguido se o conteúdo partilhar argumentos convincentes e provas fortes.

Para que um sítio atinja autoridade tópica, deve ter alguma autoridade sobre um grupo de ideias ou um nicho, em vez de ter influência efectiva sobre uma única ideia ou área. De acordo com esta noção relativamente nova, os sítios Web com material valioso e relevante têm uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa do Google do que aqueles com conteúdo irrelevante.

Por exemplo, digamos que tem uma página sobre bonecas Barbie cor-de-rosa num sítio Web que aborda tudo o que está relacionado com bonecas Barbie. Ao mesmo tempo, outra marca tem uma página semelhante para bonecas Barbie cor-de-rosa, mas a página está num sítio Web sobre produtos de beleza.

Partindo do princípio de que está a comercializar bonecas Barbie e não produtos cor-de-rosa, o seu site tem maior autoridade tópica.

Isto porque, embora o site de produtos de beleza possa ter uma óptima página sobre bonecas Barbie cor-de-rosa, não há nada que indique ao motor de busca ou aos leitores que eles têm um vasto conhecimento sobre estas bonecas. Por outro lado, o seu sítio Web tem autoridade no tópico das bonecas Barbie e pode facilmente ser um balcão único para todos os assuntos relacionados com bonecas, quer o leitor queira saber mais sobre bonecas Barbie cor-de-rosa ou cor de laranja.

Em suma, os grupos de palavras-chave podem ajudá-lo a gerar conteúdo de alta qualidade sobre o seu tópico específico. Assim, sempre que os leitores procurarem informações ou sites relevantes para os quais estabelecer ligações, será o seu destino.

Melhoria das classificações para palavras-chave de cauda longa e cauda curta

As estratégias de marketing de palavras-chave autónomas pertencem ao passado. A utilização de grupos de palavras-chave com uma boa mistura de palavras-chave de cauda longa e de cauda curta aumenta as suas hipóteses de classificação para palavras-chave que podem ser difíceis de gerir sozinhas.

Por exemplo, à medida que o tempo passa, as técnicas de palavras-chave de cauda longa estão a tornar-se cada vez mais cruciais para a SEO. Isto resulta da ênfase do Google na experiência e intenção do utilizador, do aumento da pesquisa de conversação e do advento de aplicações como a pesquisa por voz.

Com os clusters, pode classificar-se para várias palavras-chave de cauda longa e de cauda curta em vez de visar algumas consultas de pesquisa separadamente, aumentando consequentemente as conversões e as receitas da sua empresa.

Por exemplo, aqui está uma empresa que provavelmente está a visar várias palavras-chave com este conteúdo. Está em primeiro lugar para as frases-chave "resumo de conteúdo" e "o que é um resumo de conteúdo".

Ranks first for both “content brief” and “what is a content brief” keyphrases.

Eis como pode aumentar as suas hipóteses de obter uma classificação mais elevada para palavras-chave de cauda longa e de cauda curta:

  • Não se concentre apenas em algumas palavras-chave principais. Em vez disso, inclua sempre uma boa mistura de palavras-chave de cauda longa e de cauda curta em todas as peças de conteúdo.
  • Certifique-se de que tem uma compreensão completa do porquê ou da intenção do utilizador de cada palavra-chave específica, para que possa adaptar o seu conteúdo a essa intenção.
  • O Google ainda verifica se a palavra-chave introduzida na caixa de pesquisa está bem distribuída no conteúdo. Certifique-se de que as suas palavras-chave estão incluídas nos títulos, na etiqueta H1, na meta descrição e até nos textos alternativos das imagens.
  • Certifique-se de que tem uma boa arquitetura de ligações internas entre as suas páginas de pilar e as páginas de cluster.

Como criar grupos de palavras-chave e tópicos

O desenvolvimento de um grupo de palavras-chave requer uma pesquisa exaustiva de palavras-chave e uma estratégia sobre como direcionar as palavras-chave escolhidas. Deve compreender o seu público-alvo e os tipos de frases de pesquisa que utilizam para procurar respostas, serviços ou produtos semelhantes.

Eis um guia passo a passo para efetuar o agrupamento de palavras-chave e criar com êxito uma estratégia de conteúdo em torno dos agrupamentos:

Passo 1: Fazer uma lista de palavras-chave

Antes de começar a segmentar palavras-chave, tem de fazer uma pesquisa de palavras-chave - muita pesquisa.

Para começar, pense na palavra-chave principal para a qual pretende que o seu site seja classificado. Por exemplo, digamos que o seu negócio é uma marca de comércio eletrónico que vende ténis de corrida para mulheres. Um exemplo da palavra-chave principal para a qual pode ser classificado seria "ténis de corrida para mulheres".

Depois de identificar a palavra-chave principal, identifique todos os subtópicos possíveis, frases de cauda longa, tópicos de pilar, sinónimos e variações em torno desta palavra-chave.

Além disso, considere verificar quais as palavras-chave para as quais os seus concorrentes estão a ser classificados, para ver quais são as mais populares no seu sector. A ideia é descobrir quais os termos mais valiosos e com maior potencial de conversão.

Para começar, eis algumas perguntas que deve fazer a si próprio ao pesquisar palavras-chave:

  • O que é que estou a vender?
  • Que problemas é que o meu público-alvo precisa de resolver?
  • O que faria com que os potenciais clientes escolhessem o meu sítio Web em vez de outros semelhantes?
  • Que grupo demográfico de clientes estou a visar?
  • Se eu fosse um cliente novo, que termos introduziria e pesquisaria no Google para encontrar os meus produtos ou serviços?
  • Tenho algum conteúdo atual que responda às perguntas mais comuns dos meus potenciais clientes?

Quando tiver uma lista rápida das principais palavras-chave a segmentar, pode utilizar uma ferramenta de palavras-chave para identificar mais palavras-chave potenciais.

Passo 2: Utilizar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para analisar as suas palavras-chave

Em seguida, utilize uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave fiável para descobrir quais das palavras-chave que listou são valiosas e têm o potencial de trazer tráfego para o seu Web site.

Serpstat Keyword Research Tools

Há muitas formas de registar os resultados da pesquisa. Dependendo da sua ferramenta de pesquisa de palavras-chave, a mais fácil é descarregar os dados como uma folha de cálculo.

Aqui está um exemplo:

Example

Se for feita corretamente, a pesquisa exaustiva de palavras-chave pode fornecer uma lista de centenas ou mesmo milhares de palavras-chave que têm o potencial de trazer mais tráfego para o seu Web site. Estes dados ajudá-lo-ão a identificar quais as palavras-chave que o seu público-alvo utiliza mais quando procura produtos e serviços como os seus, para que lhes possa dar prioridade como palavras-chave "principais" nos seus clusters.

Passo 3: Identificar temas e grupos de tópicos

Quando a sua lista de palavras-chave estiver pronta, notará rapidamente temas e padrões semelhantes. De facto, pode já ter começado a notar várias semelhanças enquanto fazia a sua pesquisa. Estes padrões são o que o ajudará a formar grupos de palavras-chave.

Aqui estão alguns critérios que pode utilizar para segmentar a sua lista de palavras-chave em grupos.

  • Relevância.
  • Procure agrupar palavras e frases que estejam intimamente relacionadas e tenham a mesma intenção de pesquisa. Desta forma, será mais fácil para o Google aceder às suas páginas e obter rapidamente informações sobre o conteúdo.
  • Volume de pesquisa e CPC.
  • As suas palavras-chave principais devem ter um volume de pesquisa decente, o que prova que as pessoas estão realmente a pesquisar essas palavras-chave. As frases de cauda longa podem ter menos pesquisas, uma vez que são muito específicas, mas certifique-se de que têm boas métricas de custo por clique.
  • Dificuldade orgânica.
  • Vários factores de classificação entram em jogo quando se trata de dificuldade orgânica. Normalmente, a inclusão de palavras-chave com maior dificuldade orgânica dependerá da autoridade do seu site e do estabelecimento do seu site. A combinação de palavras-chave de baixa e alta concorrência pode aumentar as classificações a curto prazo.
  • Funil de marketing. 
  • Também é possível agrupar palavras-chave com base na localização do cliente no seu funil de marketing. Por exemplo, o topo e o meio do funil podem ter grupos de palavras-chave de sensibilização e nutrição de leads (melhor para e-books e blogues), e o fundo do funil pode ter grupos de palavras-chave de conversão.

Passo 4: Organize as suas palavras-chave em grupos

Depois de descobrir os pontos em comum, organize as palavras-chave em grupos de cerca de 3-5 - mais do que isso pode ser problemático para otimizar. Pode confiar em qualquer ferramenta de SEO de renome para realizar este processo.

Certifique-se de que cada grupo tem uma palavra-chave principal e várias palavras-chave complementares. Por exemplo, pode incluir uma palavra-chave de menor dificuldade e de elevado volume de pesquisa com algumas palavras-chave de cauda longa e de baixa pesquisa.

Keywords Into Groups

Neste caso, a palavra-chave principal pode ser um pouco mais competitiva para classificar, mas combinou-a com palavras-chave de menor dificuldade com um potencial de conversão ligeiramente superior.

Além disso, lembre-se de que nem todas as palavras-chave da sua lista devem acabar num cluster. Escolha apenas aquelas com CPCs altos, volume de pesquisa substancial e intenção de pesquisa relevante e use apenas essas para criar seus clusters de palavras-chave.

Gostaria de poupar tempo recolhendo e agrupando automaticamente palavras-chave com as ferramentas Serpstat?

Clique no botão abaixo, inscreva-se e obtenha uma avaliação gratuita de 7 dias!

Obtenha sua avaliação do Serpstat

Etapa 5: Criar ou otimizar páginas pilares com os grupos de palavras-chave

Agora que você tem seus clusters de palavras-chave, eles funcionarão como o roteiro para suas páginas altamente otimizadas. Utilize os clusters para criar, otimizar e, de um modo geral, organizar o conteúdo do seu Web site.

Normalmente, cada grupo de palavras-chave representa um tópico principal, ou o que é conhecido como uma página de pilar. Para uma otimização adequada, é necessário ter uma página de destino para cada grupo de palavras-chave. Também pode utilizar uma ferramenta de otimização de conteúdo para o ajudar a otimizar melhor o seu conteúdo.

Idealmente, deve analisar as palavras-chave que formam cada grupo para ver que informações precisa de partilhar e como pode ajudar a aliviar os pontos fracos do seu público.

Depois de criar as suas páginas Web iniciais, terá de alargar o seu conteúdo para reforçar os seus esforços de agrupamento de palavras-chave. Não deve considerar apenas o material que publica atualmente; em vez disso, deve concentrar-se no desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo sustentável que apoie a SEO a longo prazo do seu Web site.

Dê prioridade às seguintes áreas para aumentar as classificações da página de pilar:

  • Profundidade do tópico:

    Escreva conteúdo de formato longo com profundidade suficiente.

  • Estrutura da informação:

    Certifique-se de que o seu conteúdo é bem concebido e tem estrutura e fluxo.

  • Experiência da página:

    Concentre-se em escrever para humanos antes de escrever para o motor de busca. Inclua nuggets na página, como imagens, vídeos e hiperligações, para melhorar a experiência do utilizador da página.

Passo 6: Reforçar os grupos de palavras-chave utilizando o conteúdo do blogue

Criar conteúdo de blogue em torno das suas páginas de pilar ajuda a reforçar os seus grupos de palavras-chave, aumentando assim a classificação e a autoridade do conteúdo das páginas de pilar. Cada publicação de blogue pode centrar-se numa das palavras-chave de apoio - subtópicos ou palavras-chave relacionadas com a palavra-chave principal. Isto ajudá-lo-á a formar automaticamente grupos de tópicos para o seu sítio Web.

No entanto, a estratégia de ligação interna entre estas páginas também desempenha um papel importante para as ajudar a obter uma boa classificação no Google. Normalmente, as páginas subtópicas devem ligar às páginas pilares com a palavra-chave principal para ajudar a aumentar as hipóteses de classificação mais elevada para estas palavras-chave.

A criação de grupos de tópicos no seu Web site permite-lhe adicionar mais ligações internas, aumentando o tempo que os utilizadores passam nas suas páginas. Também ajuda os rastreadores do Google a identificar rapidamente quais páginas são mais importantes.

Uma auditoria de conteúdo para otimizar o conteúdo do seu blogue existente

A verdade é que é mais fácil redirecionar o conteúdo existente e atrair mais tráfego do que classificar um novo conteúdo.

Portanto, para ranquear mais rapidamente para os grupos de palavras-chave, você deve:

  • Realizar uma auditoria de conteúdo e identificar as peças de conteúdo existentes que podem ser melhoradas para ganhar mais verticais. Por exemplo, pode encontrar artigos de clusters que podem funcionar bem se estiverem ligados a determinadas páginas de pilares.
The relationship between pillar content and cluster content through hyperlinks
  • Além disso, identifique partes de conteúdo que necessitem de mais profundidade de informação ou subtópicos num artigo existente que possam ser melhor abordados numa página autónoma. Manter o conteúdo atualizado e eliminar informações falsas ou enganosas faz parte da prática de uma boa cidadania digital que ajuda a fornecer valor ao seu público. Pode verificar a Consola de Pesquisa do Google (GSC) para obter informações sobre os tópicos que o seu público mais procura e maximizar o seu potencial.

Monitorizar os seus clusters de palavras-chave no GSC Insights

Depois de concluir o agrupamento de palavras-chave e publicar conteúdo optimizado em torno desses agrupamentos, também é importante acompanhar as palavras-chave para ver como são classificadas.

Aqui estão as principais coisas a acompanhar para descobrir se a sua nova estratégia de SEO está a funcionar:

  • O número de palavras-chave classificadas. 

    Se o número total de palavras-chave para as quais a sua página é classificada aumentar, isso indica que o Google compreende verdadeiramente o conteúdo da página e reconhece a sua relevância para várias pesquisas de palavras-chave.

  • Impressões.

    Se o Google começar a promover o seu resultado SERP a um número crescente de pesquisadores, isso indica que os seus rastreadores consideram a sua página relevante. Mesmo que a sua página não esteja classificada na primeira página, as impressões significam que o Google considera as suas páginas relevantes para a consulta da palavra-chave.

O agrupamento de palavras-chave está realmente a apoiar a sua estratégia de SEO?

O agrupamento de palavras-chave pode ser um jogo longo, mas vale a pena a longo prazo. Faz parte de uma estratégia de SEO avançada que pode dar-lhe uma vantagem contra os dois principais superpoderes do Google (processamento de linguagem natural e indexação), para que possa ganhar algumas verticais.

Quando baseia o seu Web site em clusters de palavras-chave, está a dizer ao Google que o seu site é uma autoridade no seu nicho e contém uma enorme amplitude e profundidade de conteúdo. Assim, o agrupamento de palavras-chave não só é benéfico para a sua atual estratégia de SEO, como também é o futuro da SEO em geral. Utilizar esta técnica agora colocará o seu sítio Web à frente do parque e prepará-lo-á para a classificação a longo prazo.

Conclusão: Agrupar ou não agrupar?

Como pode ver, há muito a fazer para criar uma estratégia de SEO vencedora. O Google está continuamente a evoluir e a desenvolver-se, por isso, também precisa de continuar a evoluir para se manter relevante. O agrupamento de palavras-chave é uma das maiores invenções do Google que lhe permite criar, otimizar e organizar o seu conteúdo, diversificando a sua linguagem para obter uma classificação mais elevada e mais rápida.

Os grupos de palavras-chave fazem com que o seu conteúdo pareça mais aprofundado e mostram ao seu público e ao motor de busca que compreende o seu nicho. Além disso, o conteúdo aprofundado ajuda a cobrir todas as intenções possíveis do utilizador e a ajudar o seu público a obter todas as respostas que procura a partir de uma única fonte, o que aumenta a autoridade do seu site.

Open support chat

Introducing Serpstat

Find out about the main features of the service in a convenient way for you!

Please send a request, and our specialist will offer you education options: a personal demonstration, a trial period, or materials for self-study and increasing expertise — everything for a comfortable start to work with Serpstat.

Name

Email

Phone

We are glad of your comment
I agree to Serpstat`s Privacy Policy.

Thank you, we have saved your new mailing settings.

mail pocket flipboard Messenger telegramm